ADVENTISTAS

Menu



O QUE É O PECADO AFINAL?

images.jpeg
images.jpeg

Texto Bíblico: S. João 2:1,2

Um caça F22 – Raptor em combate com nave similar, pode tão rapidamente ser destruido quanto destruir. Um botão apertado, uma fração de segundo apenas e vidas podem ser perdidas... ou salvas. Para sobreviver tem-se que acertar o alvo.
A palavra grega que o Novo Testamento usa para referir-se ao pecado é "hamartia"(lê-se Ramartía) e significa literalmente "errar o alvo". Vamos explicar melhor: quando falamos a palavra "horizonte", por exemplo, lembramo-nos de quê? De uma linha longínqua no cume de uma montanha... ou, ainda, de uma linha ao final de uma planície, donde o sol aparece(ou quem sabe desaparece), num espetáculo de rara beleza. Muito bem: no grego, a palavra "hamartia" traz à mente a cena de um atirador de flechas que, com toda perícia e concentração procura acertar o alvo à frente; procura acertar, mas às vezes erra. Esse é o sentido da palavra que traduzimos como "pecado, em português. Supomos, logicamente, que a intenção é sempre acertar a flecha no alvo, mas eventualmente há erro. São flechas perdidas.
Não nos devemos desanimar quando isso acontece. Em outras palavras, não nos devemos desanimar quando pecamos(erramos o alvo), mas, ao contrário, buscar continuar a acertar, e isso com perseverança ainda maior. Como flecheiros espirituais esta deve ser a nossa meta. Cristo, Sua vontade, e Seu caráter devem ser o nosso alvo. Miremos nEle. Mas lembremo-nos de que se pecamos sempre, repetidamente, conscientemente, estamos atirando flechas para o chão. E isto é irracional. Ou não é?
Busquemos, cada um de nós, acertar o alvo. Isso é questão de sobrevivência. Pode ser que erremos... cometemos faltas, com certeza, mas Deus prometeu não nos deixar no erro: "Se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo ".
Há esperança para nós.